Uma estação espacial chinesa está fora de controlo e vai despenhar-se na terra dentro de alguns meses. O equipamento encontra-se neste momento numa descida descontrolada e pesa cerca de 8,5 toneladas. 

Tiangong-1, também conhecida como “palácio celestial”, foi lançada pela China em 2011, que aspirava, na altura, tornar-se uma superpotência ao nível da exploração espacial.

A confirmação de que a Tiangong-1 está descer em direção à terra foi dada pelos chineses no ano passado, após um longo período em que muito se especulou a respeito. O aparelho deverá cair na terra entre outubro de 2017 e abril de 2018.



A velocidade da descida da estação espacial aumentou e muito nas últimas semanas. Quando ela entrar na atmosfera terrestre estima-se que parte da estrutura se desfaça, mas ainda é provável que o que sobrar da Tiangsong-1 pese cerca de 100 quilos.

A China garantiu à Organização das Nações Unidas(ONU) que é pouco provável que alguém seja atingido pelos destroços resultantes do choque do aparelho com a atmosfera. Ainda de acordo com a China, nesta fase não é possível determinar o lugar onde os destroços deverão cair.


Comentar:

0 comments: