A situação da ilha de São Nicolau já era difícil e tornou-se “preocupante” com a fala de chuvas, considerou hoje o deputado do PAICV (oposição) pelo círculo de São Nicolau que pede uma intervenção urgente do Governo.

Américo Nascimento que desde 04 de Novembro cumpre uma visita de trabalho à sua ilha Natal salientou que a situação de São Nicolau já era difícil porque não houve investimento público na ilha e muitas pessoas já estavam sem rendimentos.

“São Nicolau está mais pobre. A título elucidativo posso dizer que no Orçamento do Estado de 2017 dos investimentos para o todo nacional São Nicolau obteve apenas cerca de 1%. Portanto as pessoas das diversas localidades há muito que estão aflitas por causa do emprego e agora que acabaram por utilizar as suas poucas poupanças na agricultura e ficaram sem o retorno”, disse.



Neste sentido pede que o Governo tome medidas urgentes para tentar minimizar a situação a começar pela disponibilização de recursos para a criação de empregos, para mobilização de água e disponibilização de pastos e ração de forma atempada aos criadores.

Em relação à agua adiantou que há possibilidade de se mobilizar muita água nos dois municípios da ilha, designadamente através do equipamento dos furos existentes no vale de Fajã, em Ribeira Brava e em Tarrafal e Praia Branca.

Outra possibilidade para aumentar a disponibilidade de água não só para os animais como também para a agricultura, passa pelo aumento da produção da dessanilizadora actualmente existente. Mas para tal, afirmou que há necessidade de o Governo subsidiar essa produção que é cara.

“Temos uma dessalinizadora em Ribeira Brava que tem uma capacidade para produzir 1200 toneladas diárias, mas neste momento está a produzir cerca de 300 a 350 toneladas por dia. Caso houver alguma colaboração do Governo para fazer face aos custos de produção pode-se aumentar essa produção e utilizar essa água na agricultura”, sugeriu.



No plano de salvamento do gado Américo Nascimento aproveitou para pedir uma intervenção urgente por parte do Ministério da Agricultura e Ambiente no combate à praga de carraças que conforme adiantou está a dizimar os gados bovinos e caprinos no município de Ribeira Brava, agravando ainda mais a situação dos criadores neste momento.

“Tive um encontro com os criadores que estão aflitos porque não têm ninguém para os acudir. Para além da situação da falta de pastos estão também com esta epidemia a afectar de forma violenta o gado bovino e caprino”, disse exigindo a presença permanente de um veterinário para assistir tecnicamente os criadores.

Para já considera insuficientes os montantes apontados nos orçamentos dos planos municipais para mitigar os efeitos do mau ano agrícola, pelo que pede no Orçamento do Estado de 2018 “melhor justiça” para a ilha de São Nicolau.

A visita o deputado do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV) termina esta quinta-feira.

Inforpress

Comentar:

0 comments: