A artista cabo-verdiana Elida Almeida vai actuar no Teatro da Trindade, em Lisboa, Portugal, no dia 10 de Fevereiro, para a apresentação do álbum “Kebrada”, no âmbito da iniciativa da promoção da música, denominada “Ciclo Mundos”.
O objectivo do Ciclo Mundos, que no ano passado contou com a participação do músico cabo-verdiano Mário Lúcio, é gerar sinergias e oferecer ao público uma oferta musical aberta, universalista e actualizada.
Depois de apresentar este álbum no dia 01 de Dezembro do ano passado no Auditório Nacional, na Cidade da Praia, Elida Almeida vai mostrar-se à diáspora cabo-verdiana em Portugal.
Natural de Santa Cruz, ilha de Santiago, esta jovem começou a dar os primeiros passos na música quando ganhou o concurso “Talento Djarmai”, altura em que vivia na ilha do Maio.
Em 2015, Elida Almeida lançou o seu primeiro trabalho discográfico “Ora Doci Ora Margos” e no início deste ano lançou o EP “Djunta Kudjer” com seis temas.
Com Kebrada, nome da aldeia onde passou sua infância com a avó, Elida Almeida afirma sua identidade africana, temperando com energia latina os ritmos cabo-verdianos batuque, funaná, coladera e tabanka.
O disco, segundo a produtora Harmonia, conta com baladas nostálgicas como “Forti Dor”, a história de um filho morto por causa de más companhias; “Nlibra di Bo”, canção de ruptura e separação com sonoridades muito cubanas; a energia dos ritmos do batuque “N’Kreu”, do funaná “Grogu Kaba”, da coladera “Djam Odja” e tabanka “Bersu d’Oru”.
Elida Almeida venceu, em 2015, o prémio de artista revelação na gala dos Cabo Verde Music Awards 2015 (CVMA) e, no mesmo ano, foi consagrada com o Prémio Descobertas da RFI 2015, que lhe permitiu descobrir o mundo após 30 concertos em toda a África, na Primavera de 2016.
Inforpress
Comentar:
0 comments: