O fenómeno natural raro de manto branco de neve volta a acontecer na localidade de Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, que é o ponto mais alto de Cabo Verde. Por causa dos seus 2.829 metros de altitude, este pico activo acorda, por vezes, coberto por uma camada de neve. Esta é a terceira vez, (2018), que se regista a queda de neve (ver fotos) nesta zona mais turística do Fogo.

O caso está a despertar interesses por parte dos foguenses e de estrangeiros que visitam a mesma localidade do concelho de Santa Catarina do Fogo. O Asemanaonline publica, neste edição, algumas das fotos da queda de neve registada na madrugada desta segunda-feira,26, naquele povoado, recordando os meses mais frios do ano em Cabo Verde.

Conforme já é previsível, a queda da neve ocorre normalmente entre os meses de Dezembro a fevereiro. Nesse período, os termómetros costumam registar valores próximos ou mesmo inferiores aos zero graus. Este fenómeno repete-se quase todos os anos, fazendo de Chã o local mais frio do arquipélago.

Com a queda da neve, os locais desfrutam de uma paisagem espectacular, resultante do contraste evidenciado entre o negro das lavas e o branco da neve. De salientar que as condições climatéricas nessa zona alta da ilha, onde se situa o único vulcão activo no arquipélago, permite o desenvolvimento de culturas como a da uva e da maçã, entre outras árvores de frutas.

Por: A Semana

Comentar:

0 comments: