O Movimento para a Democracia (MpD), formação política que sustenta o Governo, completa hoje 28 anos de vida com o “firme propósito” de reforçar a democracia cabo-verdiana nas suas várias vertentes.

A afirmação é do secretário-geral do partido, Miguel Monteiro, em declarações à Inforpress, a propósito da data e dos desafios do Movimento para a Democracia enquanto formação política.

“Nós definimos os pilares da democracia através da Constituição de 1992 aprovada pelo MpD e revista em 2010, onde estão consagrados os principais direitos e liberdades que definem Cabo Verde como uma democracia plena”, disse.

Miguel Monteiro apontou ainda, como um dos “grandes desafios” do partido na luta para que cada cabo-verdiano seja “livre”, o trabalho para uma inserção plena com o aumento dos rendimentos para que este não dependa do jogo dos partidos políticos no poder e fazer a sua escolha sem estar sujeito a condicionalismos.

Para conseguir cumprir estes desafios, o secretário-geral do MpD admite que o partido tem uma grande missão na criação de postos de emprego, reforço da segurança, melhoria de condição de acesso à educação, entre outros.



Neste momento, sublinhou, o partido que está no poder quer concretizar as missões a que se propôs e não pensar nas eleições de 2021.

“O que constatamos, neste momento, é um clima de perante campanha e ataque de uma certa oposição, e consideramos que não é esse o caminho. Consideramos que o Governo deve trabalhar convicto no programa que apresentou aos cabo-verdianos”, realçou.

Para Miguel Monteiro, o partido que tanto já deu ao país na década de 90 e os pilares da democracia vai ter “sucesso no futuro”.

Para assinalar a data, o MpD tem em agenda um jantar comemorativo na concelhia de Santa Catarina, onde serão homenageados vários militantes que assinaram a declaração inicial do partido.

Para o dia 20 de Março está previsto um jantar de Gala, na Cidade da Praia, para assinalar o aniversário do partido e comemorar o segundo aniversário da vitória nas eleições legislativas de 20 de Março.

O Movimento para a Democracia foi fundado a 14 de Março de 1990.

Por: Inforpress

Comentar:

0 comments: